Marcelo Luiz Silveira de Melo (Gravatá, Pernambuco, 1962). Pintura, objeto, escultura, instalação e desenho são seus principais meios de expressão.
Sua produção é muito relacionada aos objetos e às manifestações culturais de sua região de origem. Interessado no processo artesanal pernambucano e nordestino em geral, Marcelo chegou a percorrer algumas cidades de Pernambuco com seu estúdio, onde pode se aproximar de artesãos de diversas especialidades.
Na exposição , Compacto com pacto realizada nas cidades de Floresta e Triunfo, PE, o artista, além de colocar suas obras em diálogo, ampliou o debate, relacionando-as com trabalhos de outros artistas, também propôs uma conversa entre os agentes do mundo da arte. A essência ainda era a conversa, mas os interlocutores , eram pessoas dessas cidades.
O artista pernambucano apresentou seu trabalho em importantes mostras como a 29ª Bienal de São Paulo, a 5ª Bienal do Mercosul, a 4ª Bienal de Valência (Espanha) e em instituições como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea de Curitiba, o Palácio das Artes de Belo Horizonte e o Museu de Arte Aloísio Magalhães. Sua obra está nas coleções do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Juiz de Fora).